13 de março de 2018

Entenda a relação de equilíbrio e decoração

Papel de Parede

Veja como equilibrar a decoração da casa é importante para manter todos os ambientes em harmonia. Confira também nossas dicas para saber como combinar diferentes cores e estilos.

O equilíbrio visual dos artefatos decorativos, do design e da arquitetura de uma casa é fundamental para manter a harmonia entre todos os elementos.

Por isso, é importante garantir que, tanto a composição arquitetônica quanto o design realizado no interior, contem com equilíbrio visual, gerando uma convivência adequada entre harmonias e contrates.

Com relação ao interior do lar, onde o equilíbrio é tão importante quanto na fachada, os aspectos a destacar na harmonia dos cômodos são:

O equilíbrio é a chave de uma linda decoração

  • Harmonia: o que se chama de harmonia é o princípio de design responsável por combinar elementos com o que puder gerar contrastes (de cores, formas, luzes, texturas, materiais e objetos), porém procurando não criar realces, para que cada detalhe combine e forme um todo homogêneo.

Para encontrar harmonia, os objetos não precisam ser idênticos, e sim compartilhar certas qualidades;

  • Distribuição: É importante saber como distribuir móveis e objetos decorativos de forma mais uniforme possível, de maneira que, ao olhar cada um dos cômodos, os elementos possuam o mesmo peso visual. Para ter certeza de que a distribuição de cada artigo esteja adequada, é preciso “dividir” a área pelo meio e garantir que os dois espaços estejam semelhantes;
  • Contraste: É o efeito que se consegue ao colocar em uma situação comparativa cores, formas, tamanhos e texturas. No interior de uma casa ou apartamento, é importante contar com diversas áreas de contrastes, pois estas serão as encarregadas de produzir um tipo de choque visual que dê maior dinamismo e vitalidade à decoração.

Para ter sucesso com os contrastes, basta ter cuidado para que não fiquem “violentos” e para não criar um efeito desagradável aos olhos.

Tipos de Equilíbrios

Existem quatro tipos de equilíbrios, e cada um deles tem uma forma particular de obter a composição adequada, pois o equilíbrio é isso: tudo o que se encontra em um cômodo deve contribuir para a criação de um lugar que não se desestabilize por nada, nem peso, tamanho, cor, etc.

Para conseguir alcançar cada tipo de equilíbrio é preciso abrir mão de artefatos decorativos como móveis, objetos e papel de parede.

Hoje em dia o papel de parede para decoração pode ser encontrado nos mais diversos estilos, padrões, cores e estampas, para conferir ao lar o equilíbrio que você procura.

Confira os principais tipos de equilíbrio:

1-    Formal

O equilíbrio formal é aquele que busca gerar uma semelhança precisa entre cada parte do cômodo, partindo de uma divisão do lugar pelo centro, em que as duas partes devem ser iguais;

2-    Informal

Ao contrário do formal, o equilíbrio informal aposta em diferentes objetos, distintos em forma e tamanho, mas que possuam o mesmo peso visual (como duas poltronas com padrões diferentes, por exemplo);

3-    Simétrico

No equilíbrio simétrico, o peso visual é completamente idêntico nas duas partes do cômodo (a partir da divisória imaginária que traçamos no meio). Existe uma igualdade de pesos em ambos os lados, ou seja, não se encontram elementos que sobressaiam mais do que os outros;

4-    Assimétrico

Eis um equilíbrio que não se centra na proporção, e sim ao contrário. O equilíbrio assimétrico busca pela não igualdade de dimensões, em cor, tamanho ou textura. Não deve existir um peso visual idêntico de cada lado do cômodo em questão.

Confira também as melhores dicas para dar destaque na entrada de casa

Para alcançar o equilíbrio perfeito no seu lar, conte com a K&G Papel de Parede

O papel de parede para decoração é perfeito na hora de conduzir a reforma e os estilos de equilíbrio que você busca para a sua casa.

Clique aqui e navegue pelo site da K&G Papel de Parede para conferir todas as coleções e harmonize os ambientes da sua casa já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo
Mande Whats
Enviar WhatsApp